Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2015 -

Dia 20 de maio - Dia do Pedagogo



A palavra Pedagogia deriva de dois vocábulos, paidós (criança) e agogos (condutor) e significa “aquele que ajuda a conduzir o ensino”. Sua definição consiste na ciência que estuda as práticas, métodos e princípios da Educação.
A palavra Pedagogia deriva de dois vocábulos, paidós (criança) e agogos(condutor) e significa “aquele que ajuda a conduzir o ensino”. Sua definição consiste na ciência que estuda as práticas, métodos e princípios da Educação.
Originada na Grécia antiga, seu símbolo é a coruja que designa inteligência. Este conceito descende da mitologia grega da Athena, deusa da sabedoria e da guerra, que tinha como mascote uma coruja.
Atualmente, a Pedagogia firmou-se como a ciência do ensino, entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. Este era o trabalho do escravo, que era encarregado também de dar formação intelectual e cultural. Um dos principais precursores desta modalidade é o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e defendia o estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento por meio da observação e da ação, da experiência, e uma educação promovida por meio de diálogo.
No Brasil, Paulo Freire foi o educador mais célebre. Autor da Pedagogia do Oprimido, Freire condenava a educação que consistia no professor como detentor do conhecimento e o aluno como um simples receptor de informações, consequentemente abolindo o desenvolvimento da criticidade deste.
Instituído no dia 20 de maio, pela Lei nº 7264/2010, do Deputado Eduardo Gomes, o dia do Pedagogo foi criado em virtude de fomentar reflexões acerca do curso e do papel da família como base da educação, assim como, conscientizar sobre a necessidade de uma educação de qualidade.