Buscando a notícia para você desde 2007 - Ano 10 -

Dia 23 de maio - Dia da Tartaruga

Dia Mundial da Tartaruga é um evento promovido anualmente no dia 23 de maio desde 2000 pela American Tortoise Rescue. Tem o objetivo de trazer à atenção e aumentar o conhecimento e o respeito por tartarugas e cágados e difundir o conceito de ajudá-los a sobreviver e se desenvolver. O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado em todo o mundo em uma variedade de formas, desde vestir-se como tartarugas para salvar outras tartarugas capturadas nas rodovias, como para a investigação de atividades que façam mal ao seu habitat.

Por causa desta data comemorativa da Tartaruga, esta semana a cheia no Rio Araguaia ameaça a sobrevivência dos animais e a previsão é resgatar cerca de 26 mil filhotes nesta temporada de reprodução.
É época de cheia no Rio Araguaia, no norte de Goiás. A elevação do nível da água ameaça a sobrevivência dos filhotes de tartaruga-da-amazônia. Integrantes do Instituto Chico Mendes e da comunidade local se esforçam para salvar os animais.
De barco, são mais de 40 quilômetros rio acima para chegar às praias onde as tartarugas desovaram neste ano. A luta no lugar é para garantir a sobrevivência de muitos filhotes que estão ameaçados pela cheia do Rio Araguaia.
Como o rio sobe cinco centímetros por dia e ameaça cobrir o restante dos ninhos, os ambientalistas correm contra o tempo para salvar a maior quantidade possível de ovos e filhotes e assim levá-los para um lugar mais seguro.
Os agentes do Instituto Chico Mendes não estão sozinhos nesta missão. A comunidade local ajuda nesse trabalho. Membros da Associação de Barqueiros de Luiz Alves auxiliam na remoção dos filhotes. Sem interferência humana, certamente muitas tartarugas não iriam conseguir sair do ninho.
Mesmo com tanto esforço dos ambientalistas para salvar as tartaruguinhas do Rio Araguaia, apenas alguns filhotes devem chegar à idade adulta. O Instituto Chico Mendes espera resgatar cerca de 26 mil filhotes nesta temporada de reprodução das tartarugas nas praias do Rio Araguaia.
 
(Ambientalistas salvando tartarugas nas margens do Rio Araguaia)