Buscando a notícia para você desde 2007 - Ano 10 -

Dia internacional da Cruz Vermelha



Os sofrimentos presenciados nos campos de batalha na Itália, em 1859, inspiraram o então comerciante Henry Dunant ao socorrer os soldados feridos, lançando assim a semente do que viria a ser a Cruz Vermelha, que ganhou uma data especial no dia 8 de maio para lembrar o nascimento de seu fundador. Inicialmente chamado de Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos, e mais tarde renomeado para Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o grupo ganhou status de instituição oficial em 1863. De lá para cá, é notório o trabalho desenvolvido pela instituição, sempre presente onde vítimas de violência e desastres naturais necessitam de ajuda.
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (versão da Cruz Vermelha presente em países islâmicos) conta atualmente com cerca de 97 milhões de voluntários, parceiros e colaboradores que atuam em 187 países. Em resposta à violência que afeta a Síria desde março de 2011, o CICV trabalha com o Crescente Vermelho Árabe Sírio para atender as necessidades básicas das pessoas afetadas direta ou indiretamente pelos combates, sobretudo mediante a prestação de atendimento médico de urgência e primeiros socorros aos feridos e doentes. Na Somália, o CICV presta assistência emergencial às pessoas afetadas diretamente pelo conflito armado, que vivem em uma situação quase sempre agravada por desastres naturais, e administra extensos programas de primeiros socorros, assistência médica e assistência básica à saúde. Promove o respeito ao Direito Internacional Humanitário (DIH) e realiza projetos de agricultura e abastecimento de água para melhorar a segurança econômica e as condições de vida da população.


“A Cruz Vermelha atua em todo o mundo, baseada em sete princípios fundamentais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade. Suas ações no cumprimento de sua missão humanitária estão voltadas para as seguintes áreas essenciais: saúde, educação, socorros, juventude, voluntariado, meio ambiente, entre outras. Atualmente, a Cruz Vermelha Brasileira está distribuída em quase todo o território nacional (exceto no Acre, Amapá, Piauí, Roraima e Rondônia) através de 23 filiais estaduais, que contam com um quadro de cerca de 15 mil voluntários cadastrados em todo o Brasil”, diz Luiz Alberto Lemos Sampaio, presidente da Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio de Janeiro.


O QUE ACONTECEU A MUITOS ANOS ATRÁS NESTA MESMA DATA ?




2009 – O presidente venezuelano Hugo Chávez ocupava instalações de 60 empresas do setor petrolífero

1974 - Há 30 anos, União Soviética anunciava boicote aos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos

1949 – As potências aliadas ocidentais promulgavam a Lei Fundamental de Bonn (ou Grundgesetz), marco da criação da República Federal Alemã (RFA)

1924 – Nascia Billy Blanco, cantor e compositor, autor de sucessos da MPB dos anos 70 e 80 entre os quais “Esperança Perdida” e “Teresa da Praia”, em parceria com Tom Jobim

1859 - Dia de nascimento do fundador da Cruz Vermelha,Henry Dunant

1794 – Antoine-Laurent de Lavoisier, cientista francês, fundador da química moderna”, era executado na guilhotina, durante a Revolução Francesa, aos 51 anos de idade