Buscando a notícia para você desde 2007 - Região dos Lagos - Ano 2015 -

Você sabia que estamos cantando o "parabéns pra você" errado?


Se nas festinhas de aniversário você sempre cantou

“Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida”,

então saiba que você sempre cantou errado!

Pois é, caro leitor do JR, fomos vasculhar na internet e descobrimos isso.
Quem revelou essa gafe foi Eliana Homem de Mello Prado, neta de Bertha Homem de Mello, autora da versão brasileira da popular canção.

Segundo Eliana contou para um site de grande prestigio, a letra correta da música é

“Parabéns A você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida”, e a avó ficava muito brava quando ouvia o povo cantar esses dois versos errado. E olha que tem bastante gente cantando a canção do jeito errado!

De acordo com a matéria, originalmente o mundialmente famoso “parabéns” foi criado em 1875 nos EUA por duas professoras primárias chamadas Patricia e Mildred Hill.

A primeira versão era chamada Morning to all (ou Bom Dia para Todos em tradução livre) e foi composta para que os alunos das teachers cantassem pelas manhãs.

A música só foi virar uma canção para celebrar aniversários em 1924, quando uma editora transformou o Morning to all em Happy Birthday to You, e se espalhou pelo mundo depois de ser cantada em uma peça da Broadway. Aqui no Brasil, a letra ganhou a tradução que conhecemos hoje — e cantamos errado, rsss — em 1942, graças a um concurso da Rádio Tupi, sendo escolhida entre 5 mil participantes por uma comissão da Academia Brasileira de Letras.

Conforme esse site, de acordo com o Ecad — Escritório Central de Arrecadação e Distribuição —, o “parabéns” é uma das músicas mais executadas em todo o país e há quatro anos é uma das duas canções mais tocadas nos segmentos Salão de Festas e Músicas ao Vivo. Com tamanha popularidade. Que tal começarmos a cantar a música com a letra certa?


No próximo aniversario você já sabe....cante certo..."

Parabéns a você, nesta data querida, muita felicidade, muitos anos de vida."