Buscando a notícia para você desde 2007 - Ano 10 -

Atenção mulheres : Você sabia que Batom demais pode matar?


Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) analisaram diversas amostras de batom e gloss e constataram que os mesmos contém altos níveis e perigosos de chumbo, cádmio, alumínio e outros metais que podem fazer mal à saúde. Pelo fato de o batom e gloss serem usados na boca, não se dá conta que os mesmo podem ser ingeridos podendo causar câncer de estômago e manganês (o que ataca o sistema nervoso), entre outros. Os pesquisadores detectaram chumbo em 24 das 32 marcas analisadas e, embora os níveis estejam abaixo do mínimo “seguro” para adultos, é recomendável deixar maquiagem longe de crianças, já que não há nível de exposição seguro para elas.

“Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter efeitos a longo prazo”.

Uma vez nos lábios, batom e gloss são pouco a pouco absorvidos através da pele ou ingeridos sem a pessoa se dar conta. Mesmo usados em quantidades considerados aceitáveis (24 mg/dia), esses cosméticos podem expor a pessoa a níveis perigosos de cromo (que pode causar câncer de estômago) e manganês (que pode atacar o sistema nervoso), entre outros.

Os pesquisadores detectaram chumbo em 24 das 32 marcas analisadas e, embora os níveis estejam abaixo do mínimo “seguro” para adultos, é recomendável deixar maquiagem longe de crianças, já que não há nível de exposição seguro para elas.

Não é o caso, de acordo com os autores, de jogar fora batons e embalagens de gloss, mas de manter cautela em relação a esses produtos.

Para não generalizarmos o não uso do batom, informamos que há opções de produtos orgânicos livres de uma série de constituintes agressivos, como os da The all natural.

Orgânicos ou não, aconselhamos : evite o uso excessivo.